sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alimentação Bebê

Hey Momys! Hoje vou postar uma dica super legal de uma nutricionista sobre um assunto que todas as mães se preocupam Alimentação do Bebê, esse é um assunto que eu mesma vivo pesquisando, até mesmo porque eu optei por amamentar exclusivamente até o sexto mês da Má e agora estou em busca de todas as informações possível sobre os outros alimentos.


O leite materno é recomendado porque contém todos os ingredientes necessários para o crescimento infantil, inclusive água. Os especialistas recomendam que se dê o leite materno pelo menos durante seis meses, porem o ideal seria até os dois anos ou mais, juntamente com os alimentos sólidos.

A criança vai definir o intervalo entre as mamadas, pode ser 2 em 2 horas inicialmente, depois de 3 em 3 horas. Não dê alimento a toda hora que a criança chorar. Não é recomendável, em condições normais, que o recém-nascido receba mamadeiras juntamente com o seio materno, ele pode diminuir o interesse pelo seio.

Se for impossível o aleitamento materno existem no mercado fórmulas fortificadas com ferro e devem complementar a dieta depois de introduzidos os alimentos sólidos. O leite de vaca não é recomendado, pois é pobre em ferro, alem de ter excesso de proteínas e de sódio para o bebê, o que pode dar alergias no bebê.

Em geral, um lactente deve mamar pelo menos seis vezes ao dia e dormir bem nos intervalos entre as mamadas.. Algumas crianças podem mamar até 12 ou mais vezes por dia.

 O leite a ser consumido em até 48 horas após a coleta no seio pode ser refrigerado, desde que em condições de máxima higiene. O congelamento é o método preferido para armazenar o leite que não será consumido dentro de 48 horas.  Após ser descongelado, o leite não deve ser congelado novamente.

Introdução de alimentos sólidos (a partir do quarto mês para fórmula e do sexto mês para aleitamento materno) O bebê estará pronto para comer alimentos sólidos quando mostrar interesse pela refeição, conseguir sentar-se com um pouco de apoio e sustentar a cabeça. Introduza um novo alimento a cada semana, assim poderá perceber se o bebê tem alguma reação alérgica ou se é sensível a algum alimento em particular. Como possível reação, o bebê poderá cuspir o alimento; havendo alergia, aparecerão brotoejas no rosto ou na região onde usa a fralda, ou poderá ficar com o intestino solto. Não adicione sal ou açúcar à comida, mesmo achando que o tempero está suave, o bebê não precisa disso. Depois de algumas semanas poderá ser usado a cebola e algumas ervas, como a salsa, a sálvia, porem muito bem lavados. Evite alimentos industrializados como os caldos concentrados e enlatados. Use uma colher para isso, nunca na mamadeira.
Fruta natural: Sucos (sem açúcar) no meio da manhã entre as mamadas, de preferência em colheradas para que ele sinta o sabor na ponta da língua (sucos em média 80 a 120 ml). Se houver rejeição não force, mude de fruta. Ex: laranja lima, ou laranjada, melão, melancia, maçã, pêra. Depois de uma semana de sucos comece com as papinhas de frutas (use uma por vez para detectar alergias). A principio, utilize uma fruta por vez, mudando a cada dois dias (banana amassada, maçã raspada, pêra, mamão são as mais indicadas inicialmente). O próximo passo é colocar três opções no mesmo prato: por exemplo, banana e maça no mesmo prato separadas e mais uma mistura das duas. Dê 2 a 3 colheradas de cada uma, começando pelos sabores únicos e terminando pela mistura. À medida que os dentinhos forem crescendo deixe as papas mais espessas até servir em pedacinhos. A partir dos 8 meses já pode misturar legumes aos sucos de fruta como beterraba, cenoura, tomate. Assim que a criança consiga segurar uma xícara ele deve beber o suco sozinha.
Não se deve dar mel para as crianças menores de 12 meses, ele pode causar o botulismo infantil.

Farinhas de cereal infantis Pode-se iniciar com a farinha de arroz enriquecida com ferro, que não contem glúten. Geralmente as papinhas de cereais são oferecidas no lanche da tarde (1/2 a 1 xicara).

Papinhas salgadas- Deve-se utilizar sempre um alimento básico - um cereal (arroz ou massinha fina), tubérculo ou raiz:.batata, mandioquinha, cará, inhame, entre outros. Hortaliças (abóbora, abobrinha, cenoura, chuchu, acelga, entre outros), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha seca, grão-de-bico, sem a casca inicialmente), carnes (de gado, peixe ou ave) Os ovos deverão ser apresentados à criança lentamente. Inicie após os oito meses de idades com ¼ da gema cozida (nunca dê ovo cru), espere dois dias para repetir. Se não houver reação alérgica ofereça metade da gema na semana seguinte. A clara dê após os 12 meses. Os alimentos deverão ser bem cozidos (não dê folhas cruas inicialmente), depois amassados ou peneirados; nunca liquidificados, pois isto dificultará a adaptação futura da criança à alimentação sólida. Para as primeiras duas semanas a porção pode ser de meia a 1 xícara de chá, apenas almoço, iniciando o jantar após esse tempo. Por volta dos oito ou nove meses, os bebês começam a ter interesse pelas coisas e querer comer sozinhos. Deixe alguns pedaços de alimento onde ele possa pegar.A partir do décimo mês introduza 1 colher (café) rasa de sal por dia. Por volta dos 10 meses, o bebê aceita alimentos finamente picados, com menor risco de engasgamento. Alguns alimentos são conhecidos por provocarem engasgamento: salsicha, nozes, amendoins, uvas, pipocas, cenouras e balas. Nunca deixe a criança comer sem a presença de um adulto.

Biscoitos (sem recheio) que auxiliam a dentição podem ser oferecido.
O leite, de preferência o materno, continuará a se oferecido nos intervalos das refeições (3 a 4 vezes por dia).  

Essas foram as dicas Dra. Marilia N.M.Ninot - Nutricionista, que nos foi enviada através de nossa amiga Carol (obrigadinha).

Espero que tenham gostado e comentem para que possamos interagir e compartilharmos as experiências.

Beijinhos
R*


Nenhum comentário:

Postar um comentário